Núcleos de Treinamento

O projeto “Meu Filho um Atleta” é um projeto voltado para crianças e adolescentes, de ambos os sexos, residentes nos bairros de Araguari, na faixa etária de 07 a 17 anos, que necessitam de apoio e oportunidades para desenvolver seu potencial não só esportivo como também no âmbito afetivo, social e psicológico.“APAED” propõe caminhos para fomentar a educação esportiva de crianças e adolescentes dinamizar a relação da população menos favorecida pelos órgãos públicos com o esporte educacional, recreativo (lazer) e de alto rendimento. Trabalhamos para a universalização, inclusão social e desenvolvimento humano por meio do esporte

Cada núcleo do projeto “MEU FILHO UM ATLETA” é diferente, porque cada escola, bairro e diferente; tem características e peculiaridades de seus gestores e moradores. Seu filho sempre pode aprender algo com nossos professores, porque quando paramos de aprender deixamos de viver, e a família sozinha não está conseguindo educar ou seja preparar para os desafios da vida. Quando a família cresce, aumentam as responsabilidades e diminui o tempo em que todos conseguem ficar juntos. Com isso, talvez se torna mais difícil ver demonstração de amor. Os professores da“APAED” procura sempre estar atento em cada aula, treino ou encontro com as crianças, adolescentes, familiares, diretores e professores onde acontecem as aulas, porque, aprendemos constantemente, e com todos. Nunca se sabe quando ou de onde vira nossa próxima lição (Mike Krzyewski – Coach K).

Ao enfrentar novos desafios, é fundamental contar com o apoio de quem nos ama, com o apoio da família, da escola e do projeto “MEU FILHO UM ATLETA”, eu posso ir em frente sem medo, pois sei que, mesmo se fracassar, não estarei desamparado. Confiar é acreditar, gera confiança, acredito que você vai cuidar de mim, “APAED” tem demonstrado com seus professores e equipe administrativa ao longo dos anos que faz um excelente trabalho em todos os bairros de Araguari onde, por meio do esporte está conseguindo transformar pessoas, vidas e até famílias. Quando estamos juntos nos tornamos melhores, menos tristes ou mais festivos. Já não somos seres isolados, mas uma unidade.

Os professores da “APAED” são entusiasmados, empolgados, responsáveis contagiam as crianças e adolescentes com o amor inabalável em suas aulas de basquetebol, mesmo nos momentos mais difíceis nunca perdem o ânimo, na luta diária de redirecionar seus alunos no caminho da verdade, dignidade, respeito aos familiares, professores, colegas e aos princípios éticos do cidadão, afastando-os dos vícios das drogas, prostituição e da criminalidade.

O sucesso de qualquer projeto esportivo está na competência, discernimento, empenho, dedicação e motivação dos professores envolvidos no dia a dia com as crianças, adolescentes e seus familiares, pensando nisso nos, dá “APAED”criamos a: “ESCOLA DE PROFESSOR/TÉCNICO”.

Semanalmente realizamos reunião (pode ser presencial ou virtual) de avaliação da semana que passou, planejamos a próxima, discutimos e analisamos novas técnicas e estratégias de ação, para melhorar o conteúdo, a forma, a maneira de abordar (crianças, adolescentes, familiares e a comunidade) e de dar aula.

No último sábado de cada mês (ou quinzenalmente) é realizado clínica de aperfeiçoamento e atualização com duração de 06 a 08 (oito) horas, onde os professores envolvidos no projeto recebem temas para estudar, pesquisar, planejar e após todo esse processo apresentá-los para os colegas professores as melhores alternativas e estratégias de ação para desenvolvê-las no dia a dia com as crianças e adolescentes.

A cada 6(seis) meses são realizadas “Clinicas de Atualização e Aperfeiçoamento” com um professor (a) convidado especialmente para abordar temas relacionados ao “Basquetebol”, buscando novas técnicas e métodos eficientes de trabalho para entender o que é basquetebol e suas nuances, e com isso compreender o que é iniciação, treinamento e aperfeiçoamento. Normalmente estes cursos duram 3(três) dias sendo 10(dez) horas diárias de aula, perfazendo um total de 30(trinta) horas de curso. São momentos enriquecedores de troca de conhecimento e experiências para os professores envolvidos no projeto.

Realizamos cursos de aperfeiçoamento e atualização com Psicólogos, Médicos, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Enfermeiros e outros profissionais, sempre no sentido de melhorar e compreender ocomportamento humano e familiar, para termos condições de ajudar crianças e adolescentes serem cidadãos conscientes de seus diretos e principalmente de seus deveres.

Sabemos através de estatísticas que de cada 1000(mil) praticantes de um determinado esporte, apenas 1(um) será atleta do alto rendimento; o restante será cidadão comum, precisamos estar cada vez mais preparados para ajudar este 1(um) ser um campeão e alcançar seus objetivos, mas precisamos estar ainda mais preparados para ajudar os 999(novecentos e noventa e nove) serem cidadãos de bem, livres dos males que a própria sociedade coloca em seus caminhos. O valor do esporte está em transpor seus ensinamentos para outros aspectos da vida.

Outro ponto importante é a participação das crianças e adolescentes em eventos esportivos, não só para motivá-los, mas principalmente para contribuir na socialização, camaradagem, espírito de equipe, disciplina, autoconfiança, são realizados os festivais esportivos. Estes festivais (são aos sábados) duram em média de 4 a 6 horas onde as crianças e adolescentes são divididas em categorias (minibasquete 08 e 10 anos, petiz 11 e 12 anos, infantil 13 e 14 anos, infanto-juvenil 15 anos e cadete 16 e 17 anos), o que menos importa nestes festivais são os resultados dos jogos, são competições entre os vários núcleos do Projeto “Meu Filho um Atleta”.

“A melhor herança que um pai pode deixar ao filho ou o educador ao discípulo é a firmeza em aspirar triunfos e a capacidade de aceitar derrotas”.“Cagigal”

Clique nas imagens abaixo e conheça o núcleo mais próximo de sua residência para matricular sua filha (o), sua neta (o) ou sobrinha (o) na pratica esportiva.